terça-feira, 31 de janeiro de 2012

5º Dia - Piedra Del Águila-Puerto Varas

Hoje rodamos 537 km entre Piedra del Águila e Puerto Varas. Acordamos e saímos mais tarde, já eram 8:15 h quando pegamos a estrada, estava frio e o casaco pesado teve que sair da mala. Pela primeira vez nesta viagem o café da manhã do hotel tinha media luna (meia lua), espécie de pão doce em forma de meia lua, sendo esta a única opção para o café da manhã nesta região.
Por volta de 11:30 h chegamos em Vila Angostura, cidade que nos lembrou muito a cidade de Gramado. Lá abastecemos e compramos um lanche para o almoço, já que nos dias de deslocamentos longos optamos por refeições rápidas para não perdermos tempo. Também encontramos os primeiros brasileiros nesta viagem, 3 gaúchos que farão a região dos lagos.
A seguir passamos pelas aduanas argentina e chilena, onde perdemos cerca de 30 minutos em cada uma, na chilena como sempre retira-se todas as malas para inspeção (lembramos do Jorge nas viagens passadas). O frio estava intenso, apesar da cordilheira ter apenas 1300 metros de altitude neste trecho. As paisagens foram o ponto alto, onde montanhas rochosas com seus picos nevados e os lagos de águas verde esbranquiçado no lado argentino e verde escuro e revoltas no lado chileno nos deslumbraram, dando uma prévia do que encontraremos na carretera.
Chegamos em Osorno por volta das 15:30 h. De vila Angostura a Osorno a estrada é sinuosa e a velocidade máxima de 60 km/h, andamos devagar e aproveitamos o visual.

De Osorno fomos direto para Puerto Montt, 100 km de via rápida e velocidade máxima de 120 Km/h. Em Puerto Montt fomos até a Sede da Naviera, empresa proprietária da balsa que usaremos dia 3, mas que foi preciso reservar via internet devido a espera estar em 7 dias. De Piedra del Águila até Puerto Montt foram 505 km rodados em aproximadamente 8 horas de viagem. De Puerto Montt retornamos 18 km pela Ruta 5 até Puerto Varas, cidade que nos foi indicada pelos colegas Capistrano e Luis Francisco , este último inclusive nos indicou o hotel Germânia, onde estamos. A cidade que é turística conheceremos daqui há pouco quando sairmos para jantar.

Vila Angustura - Argentina


Argentina


Paso Cardenal - Fronteira Argentina / Chile


Chile


4º dia – General Villegas-Piedra Del Águila

Hoje era para ser apenas um dia de deslocamento, mas foi até bem agitado. Rodamos 1025km das 6hs as 20hs. Pegamos temporal, calor de deserto, ventanias, tempestade de areia e frio.
Saímos do hotel com chuva e escuro, o que nos fez aderir ao horário da Argentina, que não optou pelo horário de verão, então agora estamos 1 hora a menos que o Brasil.
No posto de combustível em General Villegas ficamos sabendo que não tinha gasolina, explicado pelo frentista que é causado pela “troca quinzenal de turistas” (Neste fim de semana os argentinos iniciam ou terminam suas férias). Mas nós não tivemos problemas, pois o diesel não está em falta. Deu pena de algumas pessoas que estavam dormindo no posto aguardando pelo combustível. Pelo menos os postos daqui oferecem uma infra-estrutura legal. 

Temos surpresa para alguns amigos. Pelas fotos vamos ver se alguém aí recorda:







Passamos boa parte do dia pelo caminho de retorno da viagem de 2007 à Ushuaia. Fomos obrigados a parar para registrar alguns pontos marcantes daquela viagem.
Puelches continua Puelches, mas a barragem virou ponto turístico. Chamam de Casa de Piedra, e tem até posto de combustível.  http://www.casadepiedra.gov.ar/



Na saída da barragem fomos parados no posto sanitário para uma rápida vistoria e obrigados a pagar uma espécie de pulverização no carro. Só pagar, pois a pulverização não aconteceu.
Boa parte do trajeto, senão quase todo , é uma região desértica. Não se vê nada além de vegetação rasteira, mas com paisagens interessantes. 




E muito calor, mas amenizado com o ar condicionado do carro (luxo agora né? Pois quando passamos de moto aqui, sofremos).



Um pouco antes de chegar a Neuquén, começou o “ventanal” que nos acompanhou até chegarmos ao hotel.  E com ele tempestades de areia.



Como chegamos em Neuquén cedo, resolvemos adiantar o percurso de amanhã, então continuamos a viagem até Piedra Del Águila. No caminho, algumas paisagens interessantes.




Esta cidade nos surpreendeu. Um clima super agradável, sem contar a beleza da paisagem.  Ela nos lembrou Tilcara.



Tivemos nosso primeiro encontro com o frio, que apartir de agora vai estar mais presente. Bom para tomar um vinhosinho, que aqui não é importado...




domingo, 29 de janeiro de 2012

3º Dia - Uruguaiana-General Villegas


Neste terceiro dia rodamos 973 km entre Uruguaiana e General Villegas na Argentina. Pela manhã não rendeu muito, ficamos das 6:50 as 7:20 hs na Aduana Argentina e depois fomos parados 3 vezes em postos policiais da 127, aliás, nós e todo mundo que trafegou por éla, e já na primeira recebemos uma multa, 140 pesos (70 Reais) por extintor descarregado, e o pior não foi levar a multa, o pior é saber que há menos de 60 dias troquei o extintor para fazer a vistoria e transferência do carro e ter quase certeza de que provavelmente foi trocado no lava jato onde lavamos nossos carros. Em seguida do local da primeira blitz enfrentamos um trecho de 40 km de buracos e velocidades baixas, o que fez demorar ainda mais. Logo depois veio o ponto alto do trajeto, passamos pelo túnel subfluvial após a cidade Paraná com 2400 metros de túnel por baixo do rio. Saindo de Santa Fé pegamos uma autopista onde a velocidade máxima permitida é de 130 km/h, a partir deste ponto a viagem rendeu, pois depois da autopista as estradas estão bem conservadas e a velocidade é de 110 km/h.

As 20 hs (19 na Argentina), chegamos ao nosso objetivo de hoje, pernoitar na cidade de Governador Villegas. Já jantamos e até presenciamos o ensaio para o carnaval local.

O carro está bom e nós estamos bem, vamos descansar para amanhã enfrentar mais outro longo trecho e nos aproximar do nosso objetivo, a Carretera Austral.

Estamos felizes pelos recados deixados e por todos que nos acompanham.


As 7:20 hs na Aduana Argentina de Paso de Los Libres






Entrando no túnel subfluvial em Paraná-AR




sábado, 28 de janeiro de 2012

2º Dia - Criciúma-Uruguaiana

Hoje deveria ser o nosso primeiro dia de viagem, mas devido a um problema sério de tráfego na BR 101 entre Laguna e Tubarão resolvemos adiantar a nossa saída para sexta-feira dia 27 e pernoitar em Criciúma após 180 km de viagem.   A cidade não foi escolhida por acaso, mas sim porque possui um shopping com salas de cinemas, e em uma delas estava em estréia o filme “Os homens que não amavam as mulheres”, o primeiro da trilogia Millenium.   Saímos as 15:30 hs e chegamos no hotel em Criciúma as 17:30 hs.
Hoje saímos de Criciúma as 6:50 hs e rodamos 895 km até Uruguaiana, onde chegamos as 17:30 hs.  Fizemos uma boa viagem, mas tivemos uma amostra do calor que vamos enfrentar nos próximos dias.
Amanhã sairemos cedo para a primeira aduana e rodar 950 km até a cidade Argentina General Villegas, cidade prevista para o pernoite.






As 10:10hs passamos por Porto Alegre

Enviado do meu Motorola ATRIX™

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1º Dia - Palhoça-Criciuma

Resolvemos antecipar a nossa saida para fugirmos do pior trecho da 101. Resolvemos pernoitar em Criciuma, e nao foi por acaso: sabiamos que aqui tambem estava em estreia o filme Millenium, e esse nao podiamos perder! (Adri, nao perde! Honrou o livro!)


Enviado do meu Motorola ATRIX™

A Partida

Saimos da Palhoça as 15:27hs com a primeira pernoite indefinida.

Enviado do meu Motorola ATRIX™

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DE NOVO NA ESTRADA



“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu...”


Na América do Sul existem Três grandes roteiros de viagem aventura, Ushuaia na Argentina, Macchu Picchu no Peru e a Carretera Austral no Chile. Nós já fizemos duas delas. A primeira viagem foi realizada no ano de 2007, quando de moto viajamos para o sul da Argentina e Chile para visitar a cidade de Ushuaia, o Glaciar Perito Moreno, as montanhas Fitz Roy e Torres Del Paine. Na segunda viagem, em 2010, também de moto, fomos para os países Andinos, passando por San Pedro de Atacama no Chile, no Lago Titicaca estivemos tanto no lado da Bolívia na Ilha do Sol quanto no lado do Peru nas Ilhas Flutuantes dos Uros e depois então fomos ao Salar de Uyuni na Bolívia. Macchu Picchu era o nosso objetivo principal, mas não conseguimos devido ao temporal que quase arrasou e interditou a cidade Peruana de Cuzco. Desta vez deixaremos a moto na garagem para fazermos de carro a terceira viagem que começa agora dia 28 de janeiro de 2012 e terá como objetivo a Carretera Austral no Chile. Esta estrada está localizada a 1000 km abaixo de Santiago e liga a cidade de Puerto Montt à Villa O’Higgins. São 1400 km de estrada de rípio (pedras soltas do tipo brita). Todo o trajeto está repleto de belezas naturais, tipo vulcões, geleiras, cachoeiras, ilhas, lagos e um grande número de parques com trilhas e passeios.
Neste blog estaremos relatando esta terceira viagem. As anteriores podem ser vistas nos blogs rutasul.blogspot.com de autoria do amigo Sílvio Sodré que brilhantemente relatou a viagem e machupichuumsonho.blogspot.com de nossa autoria. Neste blog ainda citamos o blog do Graciano e Jorge/Denise, amigos e companheiros da segunda viagem e que também fizeram seus blogs.

MAPA DA CARRETERA




PREPARATIVOS

As camisetas da viagem

Nós com as camisetas e o Mapa da Carretera

O carro revisado e adesivado