terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

12º dia - Puerto Chacabuco (Passeio à Laguna San Rafael)


Hoje não rodamos um metro com o carro, ele ficou no hotel em Chacabuco enquanto nós fomos de catamarã até a Laguna San Rafael para ver o Glaciar San Rafael.   Um passeio que durou 13 horas, 5 horas para ir, 5 para voltar e 3 horas no glaciar. 
O tempo na ida não colaborou conosco, choveu muito e quase não se via nada na rua.   Quando chegamos na Laguna o barco se aproximou da geleira, e três barcos infláveis levaram 9 grupos de 9 pessoas até bem próximo, por algumas vezes encostava em alguns blocos de gelo desprendido para que tirássemos fotos.  O nosso grupo foi o de número quatro, quando o terceiro grupo chegou parou de chover, o sol apareceu e o passeio foi fantástico.   Não precisa nem dizer como foi, só olhando as fotos para se ter noção.  Assim que chegamos ao catamarã a chuva voltou forte, porém durou pouco, tornando o retorno mais um espetáculo a parte, com belas paisagens.
Quando voltamos a bordo nos serviram whisky com gelo retirado do mar.
No grupo tinha pessoas de diversos países, Alemanha, Israel, Inglaterra, Grécia, Argentina, muitos Chilenos e nós dois do Brasil.   Na parte de cima durante a volta teve som ao vivo, com muitas músicas típicas chilenas e o pessoal até dançou.  Logo em seguida teve karaoquê, muita gente cantou, até que aconteceu a tragédia, colocaram garota de Ipanema e o animador entregou um microfone para cada um de nós, para a nossa sorte e a dos que estavam ouvindo tinham vários chilenos cantando e ninguém escutou as nossas vozes, nem mesmo nós.
Chegamos ao hotel pouco depois das vinte e uma horas e uma certeza, a de que o passeio foi inesquecível.


Informações dos passeios:

Os passeios fazem parte de um pacote que reservamos com antecedência pela internet, pois não tem todo dia e a capacidade do barco é de 81 pessoas.   O pacote que compramos compreende duas diárias no hotel de Chacabuco, a do dia que se chega de viagem e a do dia do passeio no glaciar, inclui também o passeio propriamente dito com todas as despesas no catamarã (café da manhã, almoço, janta, lanches, petiscos e open bar) e no outro dia ainda um passeio pelo parque Aiken sur que dá direito ao deslocamento e o almoço, onde o cardápio é cordeiro patagônico, meias ovelhas assadas na brasa com fogo de chão.  O passeio para o glaciar sai do hotel às sete e meia da manhã e do catamarã as 8 horas com retorno as vinte e uma horas.   Já o passeio no parque sai às dez horas e retorna as quinze horas.  Estes passeios podem ser contratados individualmente e sem vínculo com qualquer hotel, porém não compensa, pois a diferença é pouca.



 Entrando no Catamarã

Algumas fotos do catamarã por dentro 

 A parte de baixo (espaço para alimentação e descanso)

Fora

 A parte de cima: sofazões

Ainda em cima: Bar (open bar...que tristeza)

 O início da viagem ainda com chuva

 Alguém se foi

 Drinks antes do almoço: Pisco Sour - é a caipirinha deles.

 O cardápio


 Monitores com imagem do GPS, aqui a entrada na Laguna

 Assim que entramos na Laguna San Rafael, começamos a avistar blocos de gelo



 E em seguida avistamos o Glaciar San Rafael





 Preparados para ir aos botes (medo não, pavor!)



 Já no bote









 Estávamos nos sentindo dentro de um copo de whisky











 De volta ao catamarã, curtindo um whisky com gelo do glaciar







 No caminho de volta, o sol já tinha aparecido, e conseguimos apreciar a paisagem.




 Aí começou a festa

Mais paisagens



5 comentários:

  1. Amigos,

    Isso para nós é demais!!! água na boca é pouco! que momento lindo e lindas fotos. Torcemos por vcs, vibramos pr vcs.

    Jorge e Denise

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, meus amigos. Nota dez. Pacote completo na Carretera Austral. Tô com inveja do frio, aqui tá um calor insuportável. Nem na praia tá valendo. Dá uma olhada nos preços dos terrenos aí em Villa O'Higgins, tô pensando em ir embora. Abraço e divirtam-se...

    ResponderExcluir
  3. Olá para o Casal!

    Eu também me chamo Silvio Sodré como o amigo aí de cima e também estou acompanhando a viagem de vocês. Delicio-me com cada post e com as lindas fotos tiradas, mesmo nos lugares mais rústicos (ou até por isso mesmo). Fico feliz em saber o quanto ainda preciso conhecer do mundo. Sempre gostei de viajar e embora tenha alcançado alguns feitos geográficos (atravessar a fronteira EUA-México à pé, cruzar a ponte Golden Gate de bicicleta, fincar os pés na Praia da Ponta do Seixas), estou muito aquém do que eu pretendo ainda fazer. Adoro viajar de carro, fazendo o meu caminho e tenho muito gosto por empreender viagens de desafio/exploração como a de vocês. Irei acompanhá-los também nos próximos dias, viajando nos posts e nas fotos.

    Um abraço amigo e boa viagem!
    Silvio Sodré.

    ResponderExcluir
  4. Aí, Carlão e Ana, já não bastava um Silvio Sodré, apareceu outro, hahaha. Bem vindo homônimo, na viagem dos amigos Carlão e Ana ainda tem lugar pra muita gente. Se for viajero, como é o nosso caso, tem lugar na janela. E vamo que vamo...pela carretera...

    ResponderExcluir
  5. Sílvio, acho que Sodré no idioma dinamarquês arcaico significa viajante, hehehe.
    Ana e Carlão parabéns pela viagem e divulgação das fotos. Acho que estas paisagens com gelo fazem parte dos mais belos espetáculos dados pela natureza.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir