sábado, 4 de fevereiro de 2012

9º Dia - Chaitén-Puyuhuapi

Hoje rodamos 217 km entre Chaitén e Puyuhuapi.
Saímos de Chaitén por volta das 8 horas da manhã e retornamos 10 km pela carretera até a cidade de Santa Barbara, cidade esta que o governo chileno está tentando tornar a nova Chaitén desativando a cidade e trazendo seus moradores para Santa Barbara, mas não está conseguindo, a Chaitén está se reerguendo e muito bem, embora por toda parte ainda tenha vestígios da tragédia que ocorreu, enfim, Santa Barbara não passa de um grupo de casas, algumas pousadas e nada mais, mas valeu a pena visitá-la, até mesmo porque a carretera nestes 10 km está muito boa.
De volta a Chaitén demos mais algumas voltas na cidade e partimos em direção a Puerto Cárdenas, pois lá queríamos visitar o ventisqueiro Yelcho, que é uma massa de gelo da última era glacial que desce montanha abaixo em rítimo lento até derreter e escoar pelos rios da região.  Chegamos a vila de Puerto Cárdenas, que é bem pequena, sem muita estrutura, algumas pousadas apenas.   Com as informações necessárias seguimos mais alguns quilômetros pela carretera até o local de acesso ao ventisqueiro, chegando por volta das 11 horas da manhã.   Como o passeio até o ventisqueiro leva aproximadamente 4 horas a pé para ir e voltar e ainda mais o tempo que ficássemos lá decidimos não chegar até ele por não termos tempo suficiente, pois deveríamos rodar ainda 150 km até Puyuhuapi.   Resolvemos então andar apenas 700 metros até um mirante, de onde batemos muitas fotos e nos encantamos com a beleza do ventisqueiro, embora de longe.
Ao meio dia, de volta ao carro, seguimos viagem pela carretera, a próxima parada a quase 20 km seria a Villa Santa Lúcia, uma vila grande mas sem estrutura, não achamos restaurante, compramos produtos em um mercadinho e fizemos apenas um lanche.
A próxima parada foi La Junta, esta sim uma cidade com bastante infraestrutura turística, pois é um grande centro de pesca da região e recebe a visita de muitos pescadores. Abastecemos o carro num posto que tem um mercado anexo, e em suas janelas estão colados vários adesivos de viagens, é claro que deixamos o nosso também.
De La Junta rodamos mais 45 quilometros até Puyuhuapi, onde chegamos quase as 16 horas.   Reservamos o hotel e fomos atrás de informações para os nossos passeios de amanhã, entre eles o ventisqueiro colgante, mas tivemos más notícias, os guias são de La Junta e estamos no final de semana, ou seja, eles não estão na cidade, mas tentaremos fazer por conta, já que é perto.
O que nos tem surpreendido na carretera é o número de ciclistas, são muitos deles percorrendo a carretera de bicicleta, que além das dificuldades do rípio tem a irregularidade do terreno que é cheio de subidas e descidas.

A carretera até Hornopirén está muito ruim, com rípio muito solto e em alguns lugares está com muitos buracos.   De Santa Bárbara para cá está bem melhor, inclusive com um trecho de asfalto a partir de Chaitén, aproximadamente 35 km.   Em virtude das obras de asfaltamento tivemos que parar várias vezes, há também muitos trechos com costeletas.   Transitar por aqui requer cuidado, pois em virtude das costeletas e de alguns buracos que surgem de repente, o carro mesmo em 4x4 tenta fugir da mão, e pode fazer seu passeio acabar de repente, por esta razão estamos rodando a no máximo 70 Km/h, o que no final nos dá uma média de 40 Km/h.

Na prainha de Santa Barbara

A vila de Santa Barbara

Em Chaitén - com vista para praia (segundo antigos relatos, esse material que cobre a praia é cinza do vulcão Chaitén). Mas não confirmei essa informação.

Na avenida costaneira em Chaitén

Tinha algo estranho cobrindo as montanhas essa manhã

Casas danificadas pelas cinzas e pelo tempo, pois a cidade foi abandonada as pressas e muitos moradores foram transferidos para a vila de Santa Barbara

Algumas casas ainda têm cinzas dentro. Mas, são poucas comparando com o que lemos em relatos anteriores. A cidade parece já estar em ritmo normal.

Paisagens das proximidades de Chaitén

Entre Chaitén e Vila Santa Lucía

Mais fotos do caminho

De repende fomos surpreendidos. o céu se abriu e quem se mostrou pra nós? O Ventisqueiro Yelcho.

O ventisqueiro agora em zoom. O interessante é que abriu exatamente um buraco onde o ventisqueiro aparece. Foi um presente.

Andando mais a frente outra surpresa. Ele novamente, mas agora em outro angulo. As imagens que conheciamos era da primeira foto. Essa foi totalmente surpresa para  nós.

Com zoom

No caminho para o mirante dentro do parque

Era para ser 10 minutos

o chão estava bem molhado. A trilha exige um pequeno cuidado.

Na chegada ao mirante

Seguindo na Carretera
Dizem que aqui chove 360 dias por ano.

Vila Santa Lucía

Nem banheiro conseguimos

Seguindo para La Junta

Um dos inúmeros ciclistas que encontramos

Passamos por várias pontes muito parecidas com esta

Mais um ciclista

Paisagens do caminho

Boa parte da estrada era cercada por essas flores

Em La Junta

Na Praça

Adesivos de viajantes como nós. Encontramos aí alguns conhecidos.